Você está em:  TORNEIOS

Copa Manequinho - Torneios - Amistosos

Nada mais justo em se tratando de crianças e do Botafogo do que denominar um torneio interno de Manequinho.

Mas antes vale uma curiosidade muito própria da cidade do Rio de Janeiro e mais ainda do Botafogo. Para os que não sabem, Manequinho é uma estátua com cerca de um metro de altura, instalada pela prefeitura em praça pública muito próxima da sede do Botafogo. Sua peculiaridade é que se trata de uma fonte, reproduzindo um menino nu que urina permanentemente.

Na verdade, ela é réplica de outra tradicional estátua da cidade de Bruxelas com mais de 300 anos de existência chamada Manneken Pis, onde a lenda popular credita sorte a quem lave as mãos em suas águas. Em sinal de amizade e desejando que a referida sorte fosse por aqui também disseminada o governo belga presenteou os cariocas com uma. Rapidamente, a estátua passou a se chamar Manequinho e em 1957 na conquista do campeonato foi vestida com a camisa alvinegra. A partir daí, já totalmente incorporada pelo clube, em cada conquista, no ritual das comemorações ela volta a vestir a camisa e faixa de campeão.

Com esta bela referência, todos os anos, de março a dezembro, serão disputados torneios internos e amistosos entre as diversas Escolas e distribuídas em categorias.